Notícias

Hangar abrigará a maior central geradora de energia fotovoltaica da região

09/11/2017

O governo do Estado está implantando no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia a maior central geradora de energia fotovoltaica da região Norte. O projeto está sendo implantado em duas etapas: em um primeiro momento suprirá 50% das demandas de energia, e em uma segunda etapa mais 30%. O sistema começou a ser instalado há um mês e 30% do trabalho previsto nessa primeira etapa de implantação já estão cumpridos. A previsão é de que até o final de dezembro o projeto seja finalizado.

Segundo o diretor de Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Alfredo Barros, o Governo do Pará tem interesse em disseminar, na matriz energética do Estado, fontes de geração alternativa. E a energia solar é uma delas. ”O Pará tem todas as condições para produzir este tipo de energia”, explica.

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. A energia fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica. Desta forma, a energia solar fotovoltaica é obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental desse processo de conversão.

Depois de instalada, a central passará por um período de teste e será explorada comercialmente a partir de março de 2018. A captação da energia solar é feita por intermédio de painéis fotovoltaicos que estão sendo instalados como uma cobertura do estacionamento, em uma área de 10 mil metros quadrados. “A intenção do governo do Estado com esse projeto é disseminar o conhecimento dessas fontes para o público em geral por meio de projetos pilotos”, comenta Alfredo Barros.

Fonte: Agência Pará

Comentários

Telefone

+55 (93) 3515-4899

+55 (93) 99185-4664

Enquete



Olá Mundo!

Sim
Não
talves

Solicite sua música

Solicitar

Facebook

Newsletter

Inscrever