Notícias

Treinamento ensina boas práticas de manipulação de açaí

01/11/2017

O açaí, um dos frutos mais apreciados e consumidos no estado, caso não seja manipulado de forma correta, pode também provocar diarréias e vômitos e, ainda, contaminação pela doença de chagas. Por conta disso, a prefeitura de Altamira, através da vigilância em saúde, iniciou nesta segunda-feira um treinamento de boas práticas de manipulação no processamento do fruto. O objetivo é mostrar aos manipuladores, distribuidores e comerciantes do açaí no município, o perigo da transmissão da doença, além das técnicas de fabricação e a correta forma higiênica.

Segundo os palestrantes, o perigo de contaminação aumenta quando o produto é manipulado pelos batedores sem os cuidados básicos e procedimentos de higiene obrigatórios por lei, incluindo o branqueamento, uma das etapas fundamentais da higienização do fruto. Os especialistas alertam que o consumidor tem que estar atento e checar a existência da licença concedida pelos órgãos de fiscalização, que precisa estar em um local visível e acessível para todos os fregueses.

O evento se encerra nesta terça-feira, no centro de convenções e cursos da cidade. Seu Benedito Santiago, já trabalha no ramo há cerca de 30 anos. Ele afirma que toma todas as precauções para garantir a saúde e o bem-estar dos fregueses que frequentam seu estabelecimento comercial. Ele sabe que os procedimentos de higiene são fundamentais.

Quesia Sarmento / Karine Weil

Vale do Xingu

Comentários

Telefone

+55 (93) 3515-4899

+55 (93) 99185-4664

Enquete



Olá Mundo!

Sim
Não
talves

Solicite sua música

Solicitar

Facebook

Newsletter

Inscrever