Notícias

Hospitais públicos do Pará são premiados por atitudes sustentáveis

10/10/2017

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, e o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, receberão nesta segunda-feira (09), em São Paulo, o Prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, da Secretaria de Estado de Saúde paulista. Os projetos das duas unidades foram selecionados entre os 15 melhores da décima edição do prêmio, que condecora iniciativas para promover a sustentabilidade no Sistema Único de Saúde.

Concorreram esta edição 116 projetos, de dez estados brasileiros, desenvolvidos em unidades de saúde públicas e privadas. A entrega dos prêmios acontecerá durante a cerimônia de abertura da “III Conferência Latino-americana de Hospitais Verdes e Saudáveis” e “X Seminário Hospitais Saudáveis (SHS2017)”.

HRPT contra o desperdício

O Hospital Regional Público da Transamazônica apresentou o projeto “Gerenciamento de resíduos do HRPT e seu impacto ao meio ambiente”, um compilado de ações da unidade para evitar o desperdício e promover o reaproveitamento.

As ações vão desde a construção da unidade, que utilizou colunas pré-moldadas para reduzir a utilização de tijolos e a emissão de gases no meio ambiente; a substituição de equipamentos à base de mercúrio; aproveitamento total dos alimentos, utilizando produtos locais e erradicando o óleo de cozinha; reutilização de materiais como lençóis; troca das lâmpadas comuns por led; reutilização das mantas de SMS; incentivo ao uso consciente do papel, reaproveitando os dois lados da folha em impressões e anotações; reutilização das bombonas da hemodiálise como caixas para material do almoxarifado; substituição de tubos de vidros para tubos descartáveis, etc.

“Trabalhamos muito a cultura da sustentabilidade ao longo dos anos, porque faz parte do nosso papel enquanto instituição hospitalar, levando em consideração a localidade onde estamos inseridos. Esse prêmio é um reconhecimento importante em nível nacional e só reforça e faz com que tenhamos cada vez mais preocupação e responsabilidade com o meio ambiente. É a segunda vez que ganhamos o ‘Amigo do Meio Ambiente’ e isso mostra que as nossas práticas funcionam e duram’’, ressalta o diretor-geral do HRPT, Edson Primo.

Resultados

Entre os resultados obtidos pela unidade, pode-se destacar o uso consciente de papel, que acarretou em uma diminuição mensal de 18% na quantidade de resmas utilizadas este ano. Os setores administrativos do hospital foram todos presenteados com lixeiras azuis para o descarte de papel após a utilização dos dois lados da folha – a própria lixeira é feita de material reciclado, a partir do reaproveitamento de galões com hipoclorito, que eram utilizados para a limpeza e depois descartados. Durante a entrega, os colaboradores receberam orientação sobre como reaproveitar as folhas de papel.

A transformação das mantas de SMS também é outra prática muito importante e eficaz, já que uma média de 150 quilos do material é reciclada e reutilizada por mês, virando bolsas, sacolas, rampers, lençóis e aventais. As sacolas retornáveis garantem a redução de um rolo de sacos plásticos por mês, no guarda-volumes. Já nos setores da farmácia e almoxarifado, as sacolas feitas das mantas reduziram o uso de 160 rolos de saco plástico para apenas 11, mensalmente.

A troca das lâmpadas por novas de led, que começou em 2015, também já trouxe bons resultados. Só do ano passado para cá, foram substituídas 729, totalizando uma economia de 12.345 watts de energia em 2016 e 2017.

Fonte: Agência Pará

Comentários

Telefone

+55 (93) 3515-4899

+55 (93) 99185-4664

Enquete



Olá Mundo!

Sim
Não
talves

Solicite sua música

Solicitar

Facebook

Newsletter

Inscrever