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Celpa tira dúvidas sobre supostos boletos falsos

19/05/2017

Recentemente foram compartilhadas nas redes sociais imagens de um boleto de reaviso de conta de energia, que seria falso. A notícia tem preocupado os consumidores, que temem se tornarem vítimas de golpistas. Algumas pessoas têm agido de forma hostil com os funcionários da Celpa.

Porém as imagens divulgadas não se tratam de contas falsas, mas de uma fatura verdadeira ao lado de um reaviso de vencimento. A fatura classificada como falsa, na verdade, trata-se de um reaviso, documento padrão da empresa.

A imagem à esquerda é a fatura normal com os dados do proprietário da residência, os valores e a data de vencimento. A imagem à direta é o reaviso da conta, que contém um carimbo indicando que se trata de um reaviso. Repare que onde deveria estar a descrição do mês, o valor e a data de vencimento foram substituídos por X. Mas há um aviso informando ao consumidor que o documento é verdadeiro e um procedimento da empresa.

O reaviso é entregue após 15 dias de da data de vencimento do boleto de energia por um agente da Celpa que utiliza um equipamento específico. O trabalho é realizado de casa em casa. O funcionário chega à residência, se identifica e comunica ao proprietário que precisa entregar o boleto de reaviso que é impresso na hora com uma impressora portátil. Caso o responsável não esteja no local, é feita uma foto do documento que é colocado na caixa de correspondência. Se a pessoa estiver, ela assina confirmando que está ciente.

O esclarecimento é fundamental para os consumidores, que na maioria das vezes ficam receosos de assinar documentos ou até mesmo atender os trabalhadores da empresa.

Reportagem: Paulo Oliveira

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